terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Série "Retrospectiva 2010": Outubro*

DE CASA:

ENCONTRO PROCESSOS CRIATIVOS

ENCONTRO: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES CÊNICAS E AUDIOVISUAIS realizou-se na cidade de Maceió nos dias 03 a 09 de outubro de 2010 no SESC Centro Teatro Jofre Soares e Espaço Cultural Linda Mascarenhas, com apresentação de trabalho teóricos/ práticos.


TEATRO INFANTIL EM PENEDO

No mês de outubro o Theatro Sete de Setembro teve uma programação voltada para o público infantil. contando com a apresentação dos espetáculos "O Gato de Botas", do Grupo Grutal; "Ploc a Borboleta", da Cia. Cena&Ato. A programação contou ainda com a parceria do Projeto Cine Art Popular, orientado pelo professor Sérgio Onofre (UFAL).




MOSTRA GAJURU DE TEATRO DE RUA 


Em seus 15 anos, a Associação Teatral Joana Gajuru realizou uma série de atividades comemorativas. De 04 a 08 de outubro, por exemplo, a Mostra Gajuru de Teatro de Rua teve como palco o Calçadão do Comércio e a praça Deodoro, que receberam os espetáculos A Chegada de Lampião e da Prostituta no Céu (no dia 04, às 16h, no Calçadão do Comércio), Fome Come (no dia 05, às 16h, no Calçadão do Comércio), O Malandro e a Graxeira no Chumbrego da Orgia (no dia 06, às 16h, no Calçadão do Comércio), Baldroca (no dia 07, às 19h, na praça Deodoro) e Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia (no dia 08, às 16h, no Calçadão do Comércio). Calçadão do Comércio e praça Deodoro. No Centro de Maceió. De 04 a 08 de outubro, às 16h e 19h (Baldroca).


A GOTA D'ÁGUA 


Temporada do espetáculo "A Gota d'água" de Chico Buarque realizada: todas as sextas e sábados de outubro, as 19h30 e 17h, respectivamente, na sala preta do espaço cultural (Antiga reitoria).


ONÍ XÉ A ÀWÚRE 


Espetáculo de dança Oní Xé a Àwúre, baseada na lenda de Oxalufã, de Pierre Verger, dirigido pelo dançarino, professor e coreógrafo Edu Passos o espetáculo estreou no dia 10 de outubro, as 20h, no Teatro Deodoro. 


ROJO 

Em parceria com o Núcleo Transdisciplinar de Artes Cênicas e Espetaculares – NACE , o Espaço Cultural Linda Mascarenhas recebeu na terça-feira (12) a montagem cênica ROJO, que tem encenação assinada por Donda Albuquerque e Nara Salles. Resultado da investigação da obra da pintora mexicana Frida Kahlo e do diretor espanhol Pedro Almodóvar, a montagem elaborada num processo colaborativo mescla teatro, dança, música, artes visuais e cinema, com ênfase especial nessas duas últimas linguagens. Espaço Cultural Linda Mascarenhas. Av. Fernandes Lima, 1047, Farol. No dia 12 de outubro, às 18h.


A TROCA 


Para celebrar 55 anos de atividades, a Associação Teatral das Alagoas (ATA) preparou uma série de atividades. A primeira é a pré-estreia da montagem “A Troca”, dia 12, às 20h, no Teatro Deodoro. A história: Dois casais morando na mesma casa. Um feliz e satisfeito, e outro sustentando aparências. Desejo, amor, paixão, frustração, dependência, sexo e felicidade serão questionados. Espetáculo A Troca, da ATA, segue como atração no Projeto Quarta no Arena, nos dias 13 e 20, também às 19h30.


SESC ALAGOAS REALIZOU A 4ª ESTAPA DO PROJETO PALCO GIRATÓRIO COM A CIA. RAZÕES INVERSAS/ SP
Apresentação do espetáculo Agreste, da Cia Razões Inversas (SP). Local: Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro). Horário: 20h
Oficina Técnicas básicas de atuação, ministrada pela Cia Razões Inversas (SP)
Data: 15/10 e 16/10. Horário: 14h às 18h. Local: Sesc Ler Teotônio Vilela – Loteamento Parque do Futuro, Rua em Projeto, s/n, São Jorge.


NÓS, NOS E OUTROS


O espetáculo da Cia. de Teatro Animus foi atração do projeto Quarta no Arena. A peça é baseada na obra do filósofo Jean-Paul Sartre e pode ser vista na próxima quarta-feira, 27, e no dia 03 de outubro. Sempre às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro).


AQUI(N)TA CULTURAL

Aqui(N)Ta Cultural aconteceu quinta-feira, 28 de outubro, às 17h30, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. Este evento consistiu em apresentar as práticas coreográficas dos alunos do Curso de Licenciatura em Dança e da comunidade do entorno.


O PATINHO FEIO 


O espetáculo infantil encerra as atividades de 55 anos da Associação Teatral das Alagoas. A adaptação do clássico é de Lauro Gomes, direção de David Farias. No elenco, veteranos e novos atores da ATA. No sábado, dia 30, às 18h, no Teatro Deodoro.


DO LADO DE LÁ:

A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS

Maceió recebeu o espetáculo A Descoberta das Américas. Estrelado em diversos palcos de todo o país. Leve e bem humorado, o espetáculo promete ser diversão garantida para o público.


* Todas essas informações foram retiradas do Boletim Entremeios Culturais - serviço de comunicação e divulgação realizado pela Larissa Lisboa e Alice Jardim. No caso de correção ou acréscimo de informação, favor deixar comentário para posterior atualização da postagem. Em algumas postagens os nomes dos espetáculos ou artistas servirão de link para sites com mais detalhes sobre os acontecimentos, profissionais e instituições envolvidas.   

Nenhum comentário: