terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Série "Retrospectiva 2010": Agosto*

DE CASA:

8ª MOSTRA ALAGOANA DE DANÇA
Após levar apresentações de dança em julho aos municípios de Viçosa, Chã Preta, Capela, Pilar, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Junqueiro, Penedo, Santana do Ipanema, Matriz de Camaragibe e São Luiz do Quitundo, a 8ª Mostra Alagoana de Dança encerrou sua programação na cidade de Maceió, no Teatro Gustavo Leite, com diversos grupos de Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo, Sapateado, Flamenco, Dança Afro, Dança de Rua, Dança do Ventre, Hip-Hop, Cigana, Dança de Salão (Salsa, Zouk, Forró, Samba-Gafieira, Tango).


II OFICINA SOBRE A PEDAGOGIA DALCROZE
O curso de Artes da Ufal, a Pró-Reitoria de Extensão e a Academia de Dança Jeanne Rocha promoveram entre os dias 9 e 14 de agosto, das 9h às 14h, a II Oficina sobre a Pedagogia Dalcroze, uma educação por e para a música. O curso teve carga horária de 40 horas e foi ministrado pelo professor Iramar Rodrigues, do Instituto Jaques Dalcroze de Genebra, Suiça. Foram debatidos temas como “A Pedagogia Dalcroze e sua filosofia” e “Elementos da Rítmica Dalcroze”.


OS FUZIS

Dando continuidade à sua programação o projeto Quartas no Arena trouxe nos dias 04 e 11 de agosto o espetáculo "Os Fuzis", da Cia. Piloto de Teatro. A peça é uma adaptação de "Os Fuzis da Senhora Carrar", de Bertold Brecht e tem a direção do Glauber Teixeira.


O AVARENTO
Já nos dias 18 e 25, foi a vez do espetáculo "O Avarento", adaptação do texto de Molière, com a Cia 6 Ponto - Cena e direção de Fabrício Alex.


ALAGOAS EM CENA
SECULT divulga nome dos grupos selecionados no Prêmio de Incentivo à Produção e Circulação de Projetos em Artes Cênicas em Alagoas. Foram ao todo agraciados 6 projetos de teatro e 4 de dança.


MEU PÉ DE FULÔ
A Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveram a exibição de espetáculos teatrais para alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió, tendo início com a peça "Meu Pé de Fulô", da Cia. Teatro da Meia-Noite.


PERDOA-ME POR ME TRAÍRES
Curso de Formação de Ator da Escola Técnica de Artes/ETA da Universidade Federal de Alagoas/UFAL retomou espetáculo "Perdoa-me por me traíres", de Nelson Rodrigues, com os alunos do último módulo do curso, durante temporada nos dias 16, 18, 19, 20 e 30 de agosto de 2010, no Espaço Cultural da UFAL. Encenação/Direção: Carla Antonello.


CONTOS E CORDÉIS
Cia. Fulanos e Sicranos participou com o espetáculo "Contos e Cordéis", na programação dedicada à Cultura Popular, realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).


ALDEIA SESC GUERREIRO DAS ALAGOAS
No dia 27 de agosto teve início a 5ª edição da Aldeia SESC Guerreiro das Alagoas, Mostra de Artes realizada pelo SESC Alagoas com uma programação recheada, tendo como carro-chefe as Artes Cênicas.
 
DO LADO DE LÁ:

O ALIENISTA: UMA LEITURA ESQUIZOFRÊNICA
O Grupo Carioca Garbo circulou por Maceió e Arapiraca com o espetáculo "O Alienista: uma leitura esquizofrênica". As apresentações aconteceram, respectivamente, no Teatro do Colégio Marista e no Teatro SESI Arapiraca.


ALGO DE NEGRO
Grupo Folias (SP) apresentou o espetáculo "Algo de Negro", no Calçadão do Comércio de Maceió no dia 13 de agosto, com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em comemoração ao 22º Aniversário da Fundação Cultural Palmares.


* Todas essas informações foram retiradas do Boletim Entremeios Culturais - serviço de comunicação e divulgação realizado pela Larissa Lisboa e Alice Jardim. No caso de correção ou acréscimo de informação, favor deixar comentário para posterior atualização da postagem. Em algumas postagens os nomes dos espetáculos ou artistas servirão de link para sites com mais detalhes sobre os acontecimentos, profissionais e instituições envolvidas.

Nenhum comentário: